Capturar 2As vezes você se sente sobrecarregado com o trabalho no seu blog?

A jornada de um blogueiro pode ser estressante.

Eu sei, poucas pessoas dizem isso por aí.

Principalmente aquelas que tentam vender cursos e serviços na internet.

O estilo de vida de um blogueiro – trabalhar em casa, não ter mais chefe, determinar seus próprios objetivos, poder trabalhar de pijama em qualquer lugar do mundo – envolve muito trabalho.

A minha jornada quando eu comecei o meu primeiro site na internet foi exaustiva. Horas e horas trabalhando, sem ver muito sentido naquilo tudo.

Você já se sentiu assim? Sem ver o resultado dos seus esforços?

Apesar das inúmeras tarefas de um blogueiro, existem tarefas essenciais, que todo blogueiro deve realizar quase que diariamente.

Criação de conteúdo. Comentários de seguidores no blog. Comentários nas redes sociais. Projetos em que esteja envolvido.

A maioria das pessoas interessadas em começar um blog imagina que se trabalha pouco, que tudo se resume a 4 horas por semana (a propósito, você já leu o excelente livro 4 Horas Por Semana?).

Por outro lado, quem já começou o próprio blog e ganha dinheiro através dele pode acabar num ciclo vicioso: o bom desempenho do blog o estimula a trabalhar mais para ganhar mais dinheiro.

Fato é que nem sempre o sucesso posterior advém dessa nova carga de trabalho, mas em geral se dá pelo conteúdo já disponível começar a se propagar pela web.

O seu site passa a ser identificado pelos buscadores. Artigos que você escreveu sem nenhuma otimização para os buscadores acabam escalando o ranqueamento naturalmente e aparecendo nas primeiras posições.

Seguidores compartilham seus artigos nas redes sociais, e o boca-a-boca começa a funcionar a seu favor.

Conquistar os primeiros 1000 seguidores no seu blog é a tarefa mais difícil. Talvez demore alguns meses para atingir essa marca. Alguns levam apenas alguns dias.

Após romper a marca de 1000 seguidores, os próximos 1000 não fluem para o seu blog devido ao seu esforço em dobrar a sua audiência, mas sim em decorrência do seu conteúdo anterior continuar trabalhando por você e a sua audiência, que compartilha o seu conteúdo.

O parágrafo anterior traduz um segredo que poucas pessoas conhecem e aplicam na internet. Eu o chamo de “efeito de progressão geométrica na construção de um blog”. Entender este efeito irá diminuir as suas dores de cabeça e também reduzir uma carga do seu trabalho diário no seu blog.

Por Que Ter Um Blog Pode Ser Estressante?

matéria da revista Veja São Paulo do dia 02.06.13 retrata um pouco da realidade dos blogueiros de sucesso no Brasil.

O blogueiro Phelipe Cruz do blog Papel Pop disse à reportagem da revista que “divertido, só o conteúdo”, fazendo uma alusão de que um negocio na internet exige muito trabalho e dedicação.

A verdade é que o modelo de empreendedorismo, seja ele convencional ou digital, exige dedicação do empreendedor.

E se você não estiver preparado para o que vem quando o sucesso chegar, você estará preso numa rotina de tarefas estressantes, sem poder mesmo tirar férias (com medo de perder a sua audiência). Ou terá que perder noites a fio para preparar conteúdo a ser publicado durante as sonhadas férias.

Quando você atinge este ponto, você começa a se perguntar: era mesmo isso que eu queria?

Eu estou trabalhando mais do que no emprego convencional para um chefe que eu odiava!

Como Evitar Isso? Como Não Cair Nessa Pegadinha?

Para alguns ter o seu próprio negócio, não precisar mais trabalhar para alguém que odeia e ter renda fluindo para a conta bancária basta. Ainda que isso signifique trabalhar 12 horas por dia, inclusive aos sábados e domingos (feriados? existe isso?).

Mas, para a maioria de nós ter essas mesmas coisas e viver saudavelmente, trabalhando algumas horas por dia (4 ou 5- as vezes mais, as vezes menos) e desfrutar do estilo de vida independente retrata o sucesso na internet.

Eu me incluo nessa segunda categoria, já que eu tenho esposa e filhos. Estar com eles é a minha recompensa pelo meu trabalho.

Como você pode conquistar isso?

As 5 Formas de Reduzir as Horas de Trabalho no Seu Blog

Para que você possa encarar de frente o problema do excesso de trabalho no seu blog, utilize uma ou mais de uma das técnicas abaixo.

1) Comece Com Uma Lista de Tarefas

Ok, eu sei que agora estou parecendo um blogueiro de autoajuda, mas para qualquer pessoa, em qualquer área profissional, esta dica é valiosa.

Começar o seu dia com uma lista de tarefas é essencial pra que você não desvie o foco para tarefas menos urgentes que surgem no decorrer do seu dia.

Se você souber de antemão quais são as tarefas mais importantes de um determinado dia facilitará na sua execução, mas também possibilitará a você avaliar se as tarefas que surgirem no decorrer do dia são mais importantes do que as tarefas da sua lista . Quase sempre as tarefas da sua lista são mais importantes, já que elas tem a ver com os objetivos no seu negócio.

2) Siga Rigorosamente a Sua Lista de Tarefas

Eu sei que decorre do item anterior, mas não basta uma lista de tarefas bonitinha, organizada em papel de carta. É melhor ter a sua lista de tarefas rabiscada no papel de pão e seguir as tarefas designadas.

A verdade é que você não seguirá a sua lista de tarefas se você não estiver motivado com as tarefas de determinado dia.

É fato que nem todas as tarefas são motivadoras. Existem tarefas que você gosta de fazer, e outras que você faz por obrigação.

E como garantir que você esteja motivado para as tarefas do dia?

É fácil. Ao criar a sua lista de tarefas não pense simplesmente no que você fará amanhã. Pense numa escala maior.

Primeiro, coloque no papel seus objetivos para os próximos 12, 6, 3 e um mês. Somente os objetivos.

Depois, comece a preencher como conquistar cada um desses objetivos. Se você estabeleceu como objetivo ganhar R$ 100 mil com seu blog em 12 meses (um pouco mais de R$ 8.300,00 por mês em média, o que é algo plenamente possível) escreva como conquistará este objetivo.

De posse dessas respostas, crie uma lista de tarefas para atingir o objetivo do primeiro mês. Nada muito detalhado. Somente escreva em linhas gerais o que você deve fazer para conquistar o objetivo do primeiro mês.

Por fim, redija uma lista de tarefas detalhadamente para a primeira semana. Aqui tem que ser todas as tarefas, sem escapar nenhuma. Assim, você tem a sua lista preparada a qual é flexível o suficiente no caso de surgirem imprevistos.

Até aqui foram escritas somente duas formas de reduzir o trabalho no seu blog.

Somente elas podem reduzir a quantidade de trabalho em até 50%.

Antes de implementá-las você pode se ver no meio de um número infinito de tarefas que simplesmente você executa, sem ter certeza de que todas as tarefas contribuem para atingir os seus objetivos.

3) Encontre um Parceiro (ou Comece um Blog Com Um Parceiro)

Se você já tem um blog, pode ser difícil abrir mão de uma parte do seu negócio (e do faturamento) em favor de um parceiro. Mas isso não precisa significar que você dê 50% do seu faturamento.

Por que não fornecer 20~30% do faturamento futuro a partir do trabalho em conjunto (considerando que você já tem uma audiência estabilizada e um fluxo de renda considerável, além do fato de que certamente o faturamento irá aumentar).

Aqueles que ainda irão começar um blog, se você tem um amigo ou uma pessoa de confiança que tope começar junto, o caminho será encurtado.

Vocês poderão dividir as tarefas, cada um focar em determinadas áreas do negócio. Ambos gerarão conteúdo para o site, produtos e serviços.

Além de reduzir o tempo para se atingir os objetivos iniciais, reduz-se a carga de trabalho, o que impacta em menos tarefas (afinal, não é disso que estamos falando?). A sua saúde e sanidade agradece.

4) Terceirize Parte do Trabalho

Eu não tenho dúvidas de que cedo ou tarde você ira terceirizar parte do seu trabalho. Quanto antes você fizer isso (e o seu bolso permitir) rapidamente irá perceber as vantagens.

Você pode terceirizar algumas tarefas administrativas ou ligadas à manutenção do seu site. Pequenas alterações no design podem significar horas para aqueles que não conhecem programação ou customização de temas no WordPress.

Por que não terceirizar essas pequenas modificações que podem ser realizadas por um especialista em uma hora?

Ao longo dos seus projetos, você irá se deparar com tarefas que você não conhece.

Em determinado momento você decidirá criar um produto. Digamos um livro (ebook). Basta escrever e publicar? Certamente não. E a edição do livro? Você poderá editar? Certamente. Mas não valeria a pena contratar um editor para fazer um trabalho profissional? E o design da capa/imagens/etc?

Na internet você encontra guias ensinando como fazer tudo. Mas você não é um profissional da área. Um trabalho desenvolvido por profissionais impactam diretamente nas suas receitas.

Veja. Estamos falando aqui sobre como reduzir a sua carga de trabalho com tarefas não diretamente relacionadas ao seu trabalho efetivo.

A vantagem de terceirizar determinadas tarefas possibilita que os contratados realizem o trabalho a nível profissional, e não por um amador.

Como Terceirizar Parte do Serviço

Terceirizar parte do serviço é uma das melhores estratégias. Você pode terceirizar parte do trabalho para alguém ao redor do mundo ou pode contratar uma empresa ou algum colaborador no Brasil.

Quais tarefas você pode terceirizar? Essa é uma escolha pessoal, mas eis aqui uma lista de tarefas passíveis de delegação:

Modificações no design do seu site

Problemas técnicos no seu site

Design de logotipos, capas de livros, painéis para artigos, banners…

Acompanhamento de outros sites no seu nicho (uma compilação do que eles estão fazendo)

Pesquisa de conteúdo para criação de artigos para o seu site (1/3 do tempo de criação de qualquer conteúdo é perdido em pesquisas. Se você já tiver todo o material em mãos somente terá que lê-lo e partir para a produção do seu próprio material)

Monitoramento dos e-mails e contatos recebidos

Suporte técnico aos seus clientes (se você vende algo no seu blog, terceirize essa tarefa já, com instruções específicas e claras)

Monitoramento dos comentários recebidos (em determinado nível, você pode receber mais de 500 comentários em um único artigo. É impossível ler todos. A melhor opção é ter alguém lendo todos os comentários e sinalizando alguns para que você responda)

Monitoramento de redes sociais (idem ao anterior)

Monitoramento sobre a percepção das pessoas sobre você nas redes sociais (isso é essencial). É impossível agradar a todos. Ok. Mas isso é diferente de ter alguém lhe ofendendo, dizendo que você é um estelionatário, que só quer o dinheiro das pessoas. Isso nunca aconteceu comigo, mas já aconteceu com alguns dos mais brilhantes blogueiros. Monitorar todos os comentários sobre você nas redes sociais poderá facilmente transformar um comentário como esse em uma possibilidade de você se sair bem, além de gerar um inquérito policial…).

Legendas e transcrições para vídeos que você criou

Tarefas administrativas (pagamento de contas, aquisição de passagens aéreas, planejamento de viagens e eventos, …)

Tudo o mais que você desejar

Qualquer tarefa pode ser terceirizada, mas a minha regra de ouro para a delegação de tarefas é somente delegar tarefas que não estejam relacionadas diretamente à produção do meu conteúdo. Em outras palavras, ninguém assina em meu nome. Se em algum lugar você ler Equipe 6 dígitos, e não tiver o meu nome antes disso, significa que não foi eu que escrevi. Entendeu?

5) Regra 80/20

Ser o seu próprio chefe significa que você deve estar 100% focado na gestão do seu tempo.

Ter uma rotina equilibrada é essencial. Manter uma rotina equilibrada no início da sua jornada com o seu blog é quase impossível.

A regra 80/20 nos remete a lei de Paretto: 80% de tudo advém de 20% das causas.

Em termos práticos: 80% da sua renda advém de 20% dos seus clientes; 20% dos produtos geram 80% das suas receitas; 80% do tráfego do seu site advém de 20% do seu conteúdo; 20% do seu tempo gera 80% da sua renda; 20% das suas atividades produzem 80% dos resultados.

Tenho certeza que você entendeu aonde eu quero chegar.

Você deve descobrir aonde estão escondidos estes 20% que geram 80% da sua renda/resultados/clientes/tráfego e focar todos os seus esforços nesses 20%.

Com isso eu não recomendo que você abandone as outras tarefas. Por que não terceirizá-las ou fazer numa menor escala?

Aplicar alguma das cinco formas acima pode não ser tão simples. Eu tento aplicá-las ao máximo nos meus sites e na minha rotina diária.

Para mim, traz mais resultados seguir rigorosamente a minha lista de tarefa (que pressupõe ter uma lista) e a luta diária para fazer aquilo que proporciona 80% dos meus resultados.

E você, qual dessas formas você se sente mais preparado para aplicar no seu blog? Deixe-nos saber a sua opinião!

Related Post